Modelos de Telas para Valorizar a Sua Sala

Modelos de Telas para Valorizar a Sua Sala
Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

Para garantir um espaço harmonioso, convidativo e de bom gosto é necessário saber combinar elementos que conversem entre si, através das cores, dos estilos e das formas. Na escolha das telas para a sala por exemplo, não poderia ser diferente.

É fundamental que a pintura esteja em sintonia com o resto de toda decoração e vice-versa. Afinal, a arte está presente para enriquecer o ambiente, assim, como o cômodo para valorizá-la.

Decorar é uma caixinha de surpresas. Muitas vezes nos deparamos com novidades que nunca esperamos encontrar, e as vezes, acabamos por mudar completamente o decor que tínhamos em nossa cabeça ao se deparar com cada objeto decorativo lindo que nos aparece.

As novidades e tendências, principalmente no mundo decorativo é enorme e vem mudando a cada dia, entāo ao encontrar aquele artigo decorativo que você gosta, nāo pense duas vezes de levá-lo pra casa, antes que você fique louca de tantas opções que temos por ai.

Nessas horas precisamos nos focar no que é mais importante,  principalmente em como deixar a decoraçāo da minha casa o mais parecido comigo. E sempre temos que pensar nisso em qualquer decor que vamos realizar, seja na sua casa, no seu trabalho, ou até mesmo na sua vida.

Faça com que a sua personalidade apareça em cada cor, em cada estampa, em cada arte e detalhe do que você quer transformar. Sem dúvidas o maior segredo para se ter sucesso na hora de decorar é este.

Por que apostar nas telas?!

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

As telas para decoração de sala, assim, como em qualquer outro espaço é o melhor investimento que se pode fazer para dar um efeito moderno e de classe ao cômodo. Além de realçarem, as telas não exigem outros adereços para dar um toque especial ao ambiente, já que por si só, elas cumprem esse papel decorativo.

Quando se há dúvidas em inserir qualquer tipo de decoraçāo dentro do seu ambiente, o correto é solicitar uma ajuda para um profissional de decoraçāo de interiores. Muitas vezes, o preço que você paga, por tentar de alguma maneira decorar por conta própria acaba sendo mais alto, do que se contratasse um especialista no assunto.

Em ambientes mais compactos, por exemplo, elas são coringas, pois, agregam uma riqueza indiscutível ao cômodo, sem necessitarem de outros elementos que, nesse caso, reduziriam ainda mais o espaço disponível. No minimalismo as telas, assim com o os quadros decorativos são indispensáveis.

Em salas maiores, elas também são bem-vindas, já que trazem um teor singular de beleza e de refinamento, deixando tudo mais acolhedor e prazeroso.

O estilo das telas

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

Cada pintura possui um traço único, que expressa diferentes mensagens e sensações. Embora, cada apreciador identifique e absorva de modos distintos, é essencial que o seu teor tenha relação com o estilo da sala. A pintura abstrata é coringa , pois, sempre valoriza e garante uma dose bem sofisticada e charmosa, e ainda, permite uma interpretação mais livre da obra. Embora, o artista crie a pintura com uma ideia em mente, a tela abstrata permite essa liberdade de sentidos e de intuições.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

As telas que seguem o estilo cubista, ou seja, com cores mais alegres e intensas, e de formas mais geométricas, também estão em alta. Mas deve-se tomar cuidado, já que elas exigem um ambiente mais leve e sóbrio, com apenas alguns elementos coloridos, como almofadas e luminárias. Outro estilo de pintura muito procurado é a em preto e branco, principalmente, as que remetem a figura de pessoas ou de animais.

Como escolher a tela

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

Na hora da escolha, vale guiar-se pela afinidade, atentando-se às pinceladas, às cores e suas combinações, de modo que a pintura também expresse o teor de toda decoração. Sendo assim, as telas para sala de estardevem seguir a mesma proposta do cômodo. Além disso, é importante que a tela tenha um pouco do perfil de quem a expôs, seja pela técnica utilizada, pelas cores, formas ou pelos estilos.

Um excelente exemplo são as pinturas abstratas: essas telas para decoração de sala, como foi mencionado, são perfeitas, já que casam com diferentes estilos de ambientes, devendo atentar-se mais às cores que foram utilizadas no quadro, de forma que elas tenham relação com a proposta do cômodo.

Alguns dos modelos de telas para a sala de estar

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

Numa composição de cores quentes, ou seja, vermelho e tons terrosos, a obra expressa a paisagem de uma região montanhosa. Assim, através das variadas tonalidades, a topografia e os diferentes caminhos são restringidos por meio da mudança dessas cores. A faixa em vermelho intenso aparenta a representação do céu, de uma tarde quente, assim, como a pequena faixa mais amarelada, de um sol mais baixo se pondo.

A tela dá a impressão de aquecer ainda mais o ambiente, tornando-o bem intimista e cheio de significados. As cores nela impressa relacionam-se harmoniosamente com as tonalidades presentes na decoração da sala de estar, a qual também é voltada para os tons quentes, principalmente, graças à mobília e ao piso em madeira, o que garantiu um caráter acolhedor.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa. Fonte: Pinterest

Além disso, a sala de estar que segue uma decoração mais tradicionalista, através do próprio estilo dos móveis e dos acessórios decorativos, como as louças portuguesas, as luminárias em rococós com cúpulas convencionais, a moldura rebuscada em dourado do quadro e o tapete persa, criou uma atmosfera mais imponente e marcante, assim, como a tela “Limite”.

As cores frias e sóbrias que compõe a tela contribuem com o efeito limpo, moderno, criativo e sofisticado da obra. Já, em contraste, a borda em vermelho acentua e valoriza ainda mais a informação impressa na pintura. O fundo negro da tela permite que o brilho dos cristais representado pelos traços claros seja ressaltado. Além disso, a cor escura dá um efeito mais luxuoso à obra, como uma caixa aveludada preta que acomoda uma joia ou, no caso, vários cristais.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa. Fonte: Houzz

Esse teor de elegância que a tela possui complementa a decoração da sala de um apartamento, no Rio de Janeiro, que também segue um estilo mais sofisticado, através do efeito prateado obtido com a mistura de texturas. Logo, esse toque de requinte se deu por meio do sofá cinza num tecido mais brilhoso e do tapete mais felpudo também no mesmo tom, que combinados à tela criaram uma esfera de elegância e de charme.

As almofadas decorativas, duas delas voltadas para o vermelho e o dourado, conversam com a borda vermelha da pintura. A somatória desses elementos garantiu essa decoração fabulosa. Assim, para obter resultados fantásticos como esse é preciso que as telas para decoração de sala sejam condizentes com o cenário proposto no cômodo. O destaque fica para as almofadas que trazem todo esse contexto à vida.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

A irreverência da tela começa pelo nome “Nice II”, levando a pensar sobre seu significado. Seria uma referência à cidade francesa como sendo a Nice I e a tela, a “Nice II”?! Ou seria pelo fato da tela apresentar essa divisão ao meio?! Seja qual for o verdadeiro significado, é indiscutível que essa obra tão marcante, elaborada com o uso de cores tão intensas impõe sua presença no ambiente. Assim, como “Sol em Nice II”, as telas para decoração de sala merecem seu próprio espaço, ou seja, elas não são meros artefatos, mas verdadeiras obras de arte. Sendo assim, a decoração do cômodo também deve favorecer a pintura.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

O que pode ser verificado nessa sala de estar, que além da tela ocupar uma área de destaque, a mobília também forma certa parceria com a obra. Logo, o sofá marrom aveludado mais encorpado parece dar continuidade às montanhas representadas na tela. Já, o vermelho mais intenso que forma o céu de um dia ensolarado contrasta com as cores mais claras da sala, dando mais brilho e vida. A luminária de piso em azul cobalto ao lado da obra valoriza ainda mais a tela.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

A mescla de cores, que se dá por meio de curvas e pinceladas mais grossas, remete às transformações na natureza com a entrada do outono: as folhas das árvores que vão mudando suas cores, outras, caindo e levadas pelo vento. Os movimentos impressos na tela transmitem uma sensação de leveza, no entanto, as cores intensas, principalmente, a vermelha traz uma carga mais marcante. O que garantiu certa sensualidade e charme à sala.

Quadro e Tela Decorativa
Quadro e Tela Decorativa

Com a predominância de cores mais claras voltadas para diferentes tons de bege, através do sofá chaise, das almofadas e da parede quadriculada, a tela destacou o espaço, e ainda, ficou mais vistosa. A iluminação pontual também contribui no resultado e o tapete de estilo tribal seguindo as cores da tela parece refletir suavemente a pintura no chão. Essa impressão deu um toque todo especial à sala.